terça-feira, agosto 26, 2008

Música e RPG

Usar música em RPG, pelo menos para mim, é muito comum.

Sempre tentei usar musicas em jogos meus, mas nunca consegui superar dois grande amigos que usam a musica como ninguém, e muito do que irei escrever aprendi com eles, outras coisas são idéias q nunca apliquei e informações da web.

Porque usar musica?

bard_01Essa é fácil...porque fica mais legal! Se você nunca usou uma musica tema, não deve sentir falta mesmo, mas depois que toca um Mortal Kombat – Theme durante um combate, uma musica de Hanz Zimmer durante o discurso do vilão ou mesmo uma musica irlandesa para um som ambiente de taverna, você irá perceber o quão mais divertido fica o jogo.

Para usar musica é fácil, basta selecionar as que você mais gosta e acha q tem a ver com o tema do seu jogo, separar em pastas ( se em .mp3 ) ou CDs definidos por temas, como Luta, Drama, Tensão, Sobrenatural, etc e ir colocando as musicas conforme você achar apropriado.

Eu costumo usar OSTs ( Original Soundtracks ) de Hans Zimmer, um musico completo para RPG alias. Apocalíptica ( sugiro Path, Halls of the Mountain King ), OSTs de jogos de videogame e de outros filmes do gênero. Uso bastante algumas bandas especificas também como Dead Can Dance, Moby, Enya e coisas do gênero.

Achar essas musicas em MP3 é muito fácil, principalmente OSTs que eu de longe mais recomendo. E sempre que for ao filme preste atenção na trilha, para ver se é útil para seus jogos.

Lembre-se porem, que você não será o único a ouvir as musicas, logo é interessante pedir sugestões aos jogadores. Eu mesmo tenho 2 amigos com gostos discrepantes, sendo que um prefere musicam épicas e apenas instrumentais enquanto o outro adora um Manowar durante o jogo. (por sorte cada um é de um grupo diferente)

2 idéias interessantes que achei durante uma rápida pesquisa na web outro dia vão ae:

- Organize todas as músicas por pastas e compartilhe com um dos jogadores, e o faça ser o DJ da campanha, assim você não precisa se preocupar em parar uma narrativa toda a hora.

- Peça para cada jogador escolher uma música tema de combate ( isso funciona melhor em D&D ) e randomize com outras da sua escolha. Cada vez que tocar a musica tema escolhida pelo jogador bard_02de um bônus X em uma teste qualquer.

Aqui segue uma lista das OSTs e bandas que tenho aqui ( tinha   mais, mas esse PC é novo ):

Helene Bøksle - Elverhøy [2006]
Corvus Corax
Corvos
Enya ( tudo )
OST_300
OST_black_hawk_down
OST_cruzada
OST_Dark_Knight
OST_Death note
OST_final_fantasy_7
OST_king_arthur
OST_matrix
OST_Miami Vice SoundTrack
OST_paixao_de_cristo
OST_piratas_do_caribe
OST_the_last_samurai
OST_as_duas_torres
OST_retorno_do_rei

2 comentários:

  1. Cara, já usei música instrumental (que acho bacana!) e já usei com vocal (que distrai demais os jogadores)... mas nada supera o som ambiente!
    Eu consigo eles muito em pastas de jogos (nos mais antigos é mais fácil de achar), e então quando está chovendo, ou na floresta, ou na rua com carros passando... da pra deixar em Looping e mandar ver no jogo. Fica bastante envolvente, e não tira a atenção dos jogadores.
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. A música é essencial para levar emoção aos jogadores.
    Ela traz ansiedade, medo, tristeza e heroísmo. Por isso é tão bom usá-las.

    Aqueles que dominam o dom, ainda conseguem fazer a narrativa casar com o ritmo da música... aí phodeu, parece que se está assistindo um filme.

    Show de bola! Musica e RPG? Mais que um acessório, é uma arte.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com