sexta-feira, abril 13, 2012

RPG de Terror

Nessa sexta-feira 13 conversando com um amigo, acabamos lembrando de alguns títulos de RPG que já jogamos de terror. Falamos também de Boardgames e VideoGames, mas esse post será dedicas a contos de terror criados para tentar fazer nossos jogadores pular da cadeira.


Sei que existem toneladas de sistemas e cenários, mas escolhi falar apenas dos que eu joguei/narrei, o que já deu um número considerável de livros.

All Flesh Must Be Eaten

All Flesh Must Be Eaten - Capa
Também conhecido pela sigla AFMBE, para mim é o melhor sistema já criado para um Survival Zombie Game. As regras são simples e rápidas de serem aplicadas, o jogo todo é completamente focado em Zumbis ( apesar de terem varias regras para deixar eles diferentes um do outro ) e inúmeras sugestões de como montar uma aventura focada em sobrevivência.


Outra coisa que chama a atenção é a quantidade de suplementos para o jogo, indo de modelos de mundos com cenários apocalípticos diversos, zumbis sci-fi, velho oeste e muito mais. A arte também não deixa a desejar.


Vocês podem encontrar os livros para compra no site oficial do All Flesh Must Be Eaten 

Call of Cthulhu

Call of Cthulhu - Capa
Falar de jogos de terror e não falar dos jogos baseados nos livros de H. P. Lovecraft seria no minimo um pecado digo a ser sacrificado num ritual em busca de tentar acordar os Grandes Antigos.

O jogo já foi adaptado para inumeros sistemas, mas o original criado pela Chaosium é de longe o mais famoso, tanto por suas regras complexas e pelo fato de a coisa mais comum numa aventura de Cthulho era você perder seu personagem ou porque ele ficou insano ou porque ele morreu de uma maneira extremamente sangrenta e violenta.

Conhecer os Livros de Lovecraft é uma obrigação para qualquer narrador, afinal apenas lendo seus livros você pode entender como criar historias que farão seus jogadores ficarem tensos com os nervos a flor da pele. 

Hoje em dia você poderá encontrar diversos suplementos , livros e contos sobre o cenário e o jogo, mas aconselho sempre a usar o sistema original.

Deadlands

Deadlands - Capa da Versão GURPS
O Jogo foi lançado em 1996 tendo uma versão Reloaded lançada em 2006. Como apenas joguei a versão de 96 é dela que irei falar aqui.

O Cenário é um dos meus preferidos, pois ele envolve terror, steampunk, velho oeste e uma região a beira de um armageddon, tudo que eu mais gosto. O Seu sistema de regras que usa dados e um baralho de poker completo apenas faz o jogo ter um sabor ainda mais especial ainda mais considerando a trampa principal aonde seres conhecidos como  Reckoners tentam fazer um inferno no mundo com a intenção de gerar cada vez mais medo e desespero, sentimentos que os alimentam. Some isso a uma conspiração básica de poderes graças a um material especial chamado de Ghost Rock que permite a evolução para Steam Punk do cenario.

Um jogo aonde você luta contra zumbis pistoleiros e espíritos indígenas com raiva no melhor estilo de Tombstone e outros filmes do estilo só poderia ser bom. Total recomendado.

Caso queira saber mais desse jogo a la Jonah Hex basta basta entrar no site da Pinnacle

Kult

Kult - Capa
Kult é um jogo que teve muitas controvérsia pelo seu apelo violento e religioso e foi considerado culpado por alguns atos violentos que aconteceram por ai afora.

Controvérsias a parte, apesar de apenas ter jogado uma vez nesse cenário e nunca ter tido a oportunidade de narrar no mesmo, é um Sistema/Cenário que me chamou muito a atenção tanto pelo seus sitema de regras que visa muito a estabilidade mental do personagem ( muito importante no decorrer do jogo ) assim como um cenário que não poderia ser descrito melhor do que "um Matrix Místico".

O jogo tem a proposta que vivemos numa realidade criada para controlar nosso poder natural para ascender ( ou descender ) dentro do grande plano mistico e os personagens são humanos que por algum motivo começaram a ter uma estabilidade ou instabilidade mental justo quando essa realidade está mais fraca ( Por causa do desaparecimento de um ser chamado Demiurge ) ficando mais fácil interagir com os vários planos de existência e se envolver em intrigas com forças ocultas e antigas.

Definitivamente um jogo bem adulto e infelizmente dificl de achar hoje em dia e caso alguém tenha interesse em vender eu tenho interesse em comprar. So mandar um e-mail !

Wraith: The Oblivion

Wraith: The Oblivion - Capa
Finalizando essa matéria, deixei por último o sistema e cenário que de longe pra mim mais remetem ao terror, não pelo fato que os jogadores tem de interpretar fantasmas, mas pela mecânica que o jogo desenvolve e forte apelo a interpretação.

Se você é daqueles jogadores que adora ação, esqueça esse jogo. Se no entanto sua preferencia for um jogo denso, adulto e totalmente focado em resolver os problemas de seu personagem, definitivamente esse é o seu jogo.

Em Wraith, você joga com alguém que já morreu ou seja seu espirito, que ficou preso por ter coisas mal resolvidas que podem ser coisas, pessoas ou até mesmo sentimentos. O que faz, no entanto, o jogo ser único e ter um apelo muito grande emotivo é que cada jogador também deve jogar com uma Shadow, que nada mais é que o lado negro do personagem do jogador ao seu lado, com a intenção de atrapalhar ele na conquista de seus objetivos. Esse diferença única em todos os sistemas que já joguei, fazem com que o jogo tenha uma tensão muito grande durante todo o tempo e o terror fica muito mais visceral.

Wraith faz parte do Old World of Darkness e ainda pode ser encontrado em algumas lojas especializadas e em sebos em encontros de RPG.

Existem inúmeros jogos especializados em terror mas um bom mestre sabe encaixar terror seja numa campanha de D&D, Pathfidner ou GURPS e nada melhor do que ler livros sobre o tema e assistir filmes clássicos para se inspirar em historias e técnicas de narrativa.

Uma boa sexta feira 13 e um monte de XP para todos! 

Grupo em Call of Cthulhu

Um poderoso Wraith

Apenas um Pistoleiro em Deadlands

Monstros Estranhos de Kult

Zumbis!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com